01 dezembro 2004

E agora?

Aí temos o circo novamente, com novas atracções em cartaz - Jerónimo de Sousa, no PCP, e José Sócrates, no PS - e com outros actos já conhecidos - Paulo Portas e Francisco Louçã.

E o PSD? Será que serão ceguinhos ao ponto de apresentarem Santana Lopes como candidato do PSD a Primeiro-Ministro? Se o fizerem, estarão a dar o ouro ao bandido: o lugar de Primeiro-Ministro a José Sócrates (o PSL versão PS). Com nomes como Miguel Cadilhe, António Borges e, mais remotamente, Cavaco Silva, que poderiam aceitar a tarefa de fazer Portugal avançar no caminho certo (as minhas preferências pessoais são exactamente na ordem inversa), terão o desplante de concorrerem às próximas eleições como o touro que é conduzido ao matadouro?

Jorge Sampaio, quatro meses depois, tomou uma decisão contrária à que havia tomado em Julho de 2004. Mas será que o PSD (ou a maiorira dos 750 delegados ao Congresso) - apenas 15 dias depois do Congresso de entronização de PSL (496 votos a favor e nenhum contra) - terá a coragem de o depor e nomear um novo líder?

There is no mistake, except the failure to learn from a mistake.

P.S. Já agora, que significado tem esta "sondagem"?