19 novembro 2004

Descubra as diferenças*

Na TSF:

MÁRIO SOARES
Se não fosse a UE golpe de Estado teria atingido Portugal

Mário Soares não tem dúvidas de que se Portugal não fizesse parte da União Europeia, há muito que teria sido confrontado com um golpe de Estado e está preocupado com o clima de corrupção que se vive. ( 08:03 / 19 de Novembro 04 )

Para Mário Soares Portugal vive a situação social mais crispada desde a revolução de Abril e ainda só não se verificou um golpe de Estado porque vivemos na União Europeia. «Se não estivéssemos na União Europeia, já tínhamos um golpe militar há muito tempo. Era inevitável, não temos porque não é possível, mas não podemos deixar continuar a correr as coisas. Nesse caso vamos assistir a revoltas, a um mal-estar que passa a ser incontrolável na sociedade portuguesa», adiantou.

No Público:

Ambiente social em Portugal é de "grande crispação".
Mário Soares alerta para o perigo de "revoltas descontroladas" em Portugal .

Lusa

Mário Soares afirmou ontem à noite, no Porto, que só a restituição da voz aos cidadãos pode evitar "revoltas descontroladas" e que só ainda não houve "aventuras militares" devido à integração de Portugal na União Europeia."É preciso restituir a voz aos cidadãos, se quisermos evitar revoltas descontroladas ou rupturas que podem levar a aventuras, como aconteceu no fim da I República, dando lugar a uma ditadura obscurantista", afirmou o ex-Presidente da República."A integração na União Europeia defende-nos de aventuras militares, mas só uma consciência cívica nacional evitará outros perigos. Há uma opacidade na sociedade portuguesa que tem de ser varrida. Precisamos de mais honradez republicana", acrescentou.


*ou Porque deixei de ouvir a TSF e ainda compro o Público.