02 outubro 2004

É, pá!

Tarifa Familiar da Água em Lisboa?
Quinta-feira, 30 de Setembro de 2004

O PÚBLICO anuncia no caderno Local Lisboa que a EPAL é uma das mais recentes adesões à Tarifa Familiar da Água, passando a escalonar o preço em função do número de elementos de cada habitação. Já tinha conhecimento da referida tarifa, pois a EPAL mandou aos seus clientes publicidade enganosa, fazendo crer que a nova tarifa reduziria a conta da água, e passo a citar: "foi introduzida a Tarifa Familiar da Água, dirigida a famílias com 3 ou mais filhos (famílias numerosas), para reduzir o valor da conta da água que, segundo os Censos de 2002, irá abranger cerca de 15.000 famílias em Lisboa".
Sendo o meu agregado composto por pai, mãe e três filhos, pensei em aderir. Qual não foi o meu espanto ao verificar que, com a nova tarifa familiar, ficaria a pagar mais do que com a tarifa normal. Pensando que haveria algum erro de interpretação da minha parte, escrevi à EPAL, que respondeu e confirmou que não estava enganado e que me aconselhava a manter-me na tarifa normal, apesar de ser uma família numerosa.

António Trigo Teixeira
Lisboa

Uma família de 6 pessoas, com um consumo de 62 m3 por mês, poupa €1,00 (UM euro!), por mês. Mas atenção: para ter esse benefício, tem que apresentar a declaração de IRS...

PS - No Público de ontem:

O NÚMERO

189

é o número de famílias numerosas de Lisboa (três filhos ou mais), de um total de 15 mil, que aderiram até agora à Tarifa Familiar da Água, que a EPAL lançou há três meses para acabar com as taxas que penalizavam as grandes famílias. Para a Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, a baixa adesão deve-se ao facto de "muitas famílias ainda não terem tido conhecimento do programa, que foi lançado durante o período de férias".

Realmente, vá lá a gente entender isto...numa iniciativa que tem todos os ingredientes para ter sucesso..