08 setembro 2004

Reading & Writing

1. Nove por cento dos portugueses são analfabetos

Quase um milhão de portugueses não sabe ler nem escrever. Os nove por cento de analfabetos colocariam Portugal no último lugar da União Europeia antes do alargamento.

Portugal é também o país da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económicos) com a maior taxa de abandono escolar: apenas 20 por cento dos portugueses chegam ao ensino secundário, ficando a grande maioria pela escolaridade obrigatória, de acordo com o último relatório da instituição.


in Público

2. UNESCO: ensino secundário não responde às necessidades de aprendizagem dos jovens

O ensino secundário não corresponde às necessidades de aprendizagem dos jovens em nenhum país do Mundo, declara a UNESCO num estudo apresentado na véspera do arranque da 47ª Conferência Internacional de Educação.

in Público

Querem saber porquê? Uma parte da resposta pode ser encontrada aqui, de onde se retirou o excerto seguinte: Os grandes valores da direita para a educação, raramente explícitos e sistematizados, têm hoje pouca saída, apesar de, aqui ou ali, parecerem ressuscitar e surgir de insuspeitas origens. São poucos os que hoje se atrevem a defender os grandes temas da direita para a educação: Deus, pátria e família, à cabeça; hierarquia e obediência; formação moral e religiosa dos jovens; a escola como extensão da família; escola empenhada nos valores "nacionais", morais e religiosos; primado dos estudos clássicos; e educação cultural e científica para as elites sociais, em contraste com a formação profissional para as classes populares. Nas suas versões mais modernas, a direita simpatiza com uma estratégia de formação de técnicos e de quadros em função e de acordo com as necessidades concretas da economia; defende uma concepção de permanente e feroz competição; e desenvolve políticas tendentes a mercantilizar a ciência e o estudo.

(continua.)